< Voltar

Dissolução de União Estável

Conheça os detalhes sobre este serviço do cartório de notas e solicite o atendimento. Estamos à sua disposição.

Entenda este serviço

A legislação permite a dissolução da união estável mesmo para os casos em que ela não tenha sido documentada.

Quando é necessário solicitar este serviço?

É necessário formalizar a dissolução da união estável para que haja divisão de bens, acordo entre pagamento de pensão alimentícia para o companheiro, além de outras formalidades.

Basta estarem de comum acordo e serem representados por um advogado (pode ser o mesmo), pois a função do advogado é auxiliar a família em como deverá ser distribuído os bens e direitos e a do tabelião é habilitar a documentação apresentada, fiscalizar os recolhimentos dos tributos e validar as informações em um documento público que será guardado eternamente para resguardar todos os direitos ali apresentados.

É preciso apresentar documento de identificação pessoal com foto e que comprove a titularidade dos bens que serão partilhados.

 

Resolva sem sair de casa!

Comece agora seu atendimento online para este serviço

Agende agora mesmo seu atendimento, no cartório ou por videoconferência, com tranquilidade e total segurança.

Dúvidas mais comuns sobre este serviço

Dissolução de União Estável – Mas, se eu não puder pagar por um advogado?  

Mas, se você não puder custear o serviço de um advogado, pode acionar a Defensoria Pública, pois a Constituição Federal versa que ao Estado incumbe prestar assistência jurídica, integral e gratuita, aos que comprovarem insuficiência de recursos.

Dissolução de União Estável – Preciso de um advogado para fazer a Dissolução de União Estável?  

Sim. Seja judicial ou extrajudicial (feita no cartório), a representação por advogado é fundamental. Ainda que se trate de uma extinção consensual de união estável amigável e feita por meio de escritura pública, você deverá ser acompanhado de um advogado.

Dissolução de União Estável – Quais os documentos necessários?  

Importante gravar que é preciso ser consensual e ter filhos maiores ou emancipados. Assim, o casal deverá ir ao cartório com um advogado, portando os seguintes documentos: RG e CPF; Comprovante de endereço; Declaração de união estável (se houver); Comprovação dos bens a serem partilhados.

 

Dissolução de União Estável – Qual o prazo para desfazer uma união estável?  

A dissolução de união estável pode ser feita a qualquer momento. Não existe prazo máximo ou mínimo para que ela seja desfeita.

Dissolução de União Estável – Se eu não fiz a Declaração de União Estável posso fazer a dissolução no cartório?  

A união estável não precisa ser necessariamente feita em um cartório para ter validade. Por isso, mesmo que um casal não possua a Declaração de União Estável, pode solicitar a dissolução da união, comparecendo, juntamente com um advogado, ao cartório, para protocolar, formalizar e assinar o ato.

Dissolução de União Estável – Quanto custa o serviço?  

O valor é tabelado por lei em todos os cartórios do país. Consulte a Tabela de Emolumentos.