< Voltar

Carta de Sentença

Conheça os detalhes sobre este serviço do cartório de notas e solicite o atendimento. Estamos à sua disposição.

Entenda este serviço

A Carta de Sentença equivale à decisão judicial, em diversos tipos de casos, como mandados judiciais de registro, averbação/retificação ou em ações de partilha (divórcio, inventário, etc.), cartas de arrematação, adjudicação, entre outros. Ela também poderá ser extraída de processo digital e será elaborada pelo tabelião de notas que certificará o que deverá ser cumprido. Basta a apresentação do processo judicial para que sejam extraídas as cópias autenticadas das principais folhas.

Quando é necessário solicitar este serviço?

A Carta de Sentença é imprescindível, por exemplo, quando um bem imóvel deixado como herança no inventário deverá ser transferido a um herdeiro. A transferência não pode ser feita apenas com base na sentença, pois o Cartório de Registro de Imóveis demanda a apresentação de outros documentos para a sua concretização daí a necessidade da carta de sentença com as principais informações do processo.

Embora não seja obrigatória a expedição pelo cartório de notas, ela é bastante positiva pois o documento fica a salvo tanto no formato físico quanto digital, com informações a respeito de quais documentos estão inclusos nela, a numeração das páginas e a rubrica do tabelião ou escrevente autorizado para facilitar o acesso ao dispositivo.

Com ela é possível que, ao final de um processo judicial, a conclusão da sentença seja cumprida sem que seja necessária a apresentação dos autos originais, pois retratam com fidelidade a decisão declarada.  Além disso, emitida por um cartório, fica pronta muito mais rápido que a carta de sentença judicial, ou seja, em um prazo máximo aproximado de cinco dias.

 

Resolva sem sair de casa!

Comece agora seu atendimento online para este serviço

Agende agora mesmo seu atendimento, no cartório ou por videoconferência, com tranquilidade e total segurança.

Dúvidas mais comuns sobre este serviço

Carta de Sentença – Como Fazer?  

PASSO 01: a parte interessada ou o advogado apresenta o processo judicial, em meio físico, para o tabelião de notas e indica quais as páginas do processo que deseja que sejam autenticadas para compor a “Carta de Sentença”. No caso de processo eletrônico, será necessário possibilitar ao cartório o acesso aos autos eletrônicos, e igualmente indicar quais peças serão autenticadas.
PASSO 02: o tabelião irá autenticar as páginas e elaborar um termo de abertura e encerramento em papel de segurança utilizado para emissão de certidões.
PASSO 03: a emissão é feita pouco tempo após a solicitação, podendo ser retirada em no máximo 5 dias úteis após o requerimento.

Carta de Sentença – Quais os documentos necessários?  

– Cópias autenticadas da decisão a ser cumprida;
– Certidão de trânsito em julgado ou de que não há recurso recebido com efeito suspensivo;
– Cópias das procurações atribuídas pelas partes, além de outras peças que possam ser consideradas úteis ou imprescindíveis para o cumprimento da ordem judicial.

Carta de Sentença – Quanto custa o serviço?  

O preço da Carta de Sentença será composto pelo valor de cada uma das cópias autenticadas, acrescida do valor de uma certidão para os termos de abertura e encerramento. O preço é tabelado por lei em todos os cartórios do País. Para verificar os valores, consulte a Tabela de Emolumentos.