< Voltar

Emancipação

Conheça os detalhes sobre este serviço do cartório de notas e solicite o atendimento. Estamos à sua disposição.

Entenda este serviço

Emancipação voluntária é o ato realizado em cartório de notas, pelo qual os pais autorizam o adolescente, com idade entre 16 e 18 anos, a praticar todos os atos da vida civil.

Seu objetivo é permitir que adolescente que vivem longe dos pais ou que possuem economia própria consigam assinar contratos sem a anuência dos pais.

A emancipação voluntária, no entanto, não extingue o dever dos pais de prestar alimentos, não permite a emissão de carteira de habilitação e penalidades criminais aos pais em virtude do comportamento do filho.

Além disso, os pais podem ser responsabilizados pelos danos causados pelo filho emancipado, pois a emancipação, no Brasil, não evita a re responsabiliza o emancipado penalmente, até que ele complete 18 anos.

 

Quando é necessário solicitar este serviço?

A emancipação de um filho é muito comum quando o adolescente, por exemplo, muda de cidade para estudar para o vestibular ou começar a faculdade fora do município de residência de seus familiares.

A emancipação proporciona mais autonomia para jovens que precisam assinar contratos de compra e venda, da escola ou da universidade, abrir conta bancária e ter cartões de crédito, além de viajar sozinho para o exterior, por exemplo.

De acordo com o artigo 5º do Código Civil a emancipação deverá ser assinada por ambos os pais ou por apenas um no caso de falecimento do outro.

Será necessária apenas a apresentação dos documento de indentificação para elaborar a escritura de emancipação e no caso de ausência de um dos pais de prova do falecimento através da certidão de óbito.

 

 

 

 

Resolva sem sair de casa!

Comece agora seu atendimento online para este serviço

Agende agora mesmo seu atendimento, no cartório ou por videoconferência, com tranquilidade e total segurança.

Dúvidas mais comuns sobre este serviço

Emancipação – Como fazer?  

PASSO 01: o primeiro passo é procurar o tabelionato de notas para formalizar o pedido, portando todos os documentos necessários, e a emancipação é feita por escritura pública.
Na formalização do ato é preciso que o adolescente compareça ao cartório acompanhado do pai e da mãe, mesmo que sejam separados. A presença só não é exigida quando um dos pais for declaradamente ausente.
PASSO 02: após a formalização da escritura é preciso registrar e expedir a certidão que comprovará a emancipação no 1º Ofício de Registro Civil da cidade de residência.
ATENÇÃO: a escritura de emancipação somente gera efeitos em relação a terceiros depois de registrada no Registro Civil das Pessoas Naturais da comarca onde residir o emancipado (artigo 89 da Lei 6.015/73 – Lei dos Registros Públicos).

Emancipação – O pai do menor sumiu. Posso fazer a emancipação?  

Sim. Havendo uma justa causa, a lei permite que a emancipação seja feita somente por um dos pais.

Emancipação – Posso fazer a emancipação sem um dos pais?  

Sim. É possível um dos pais ser representado por procuração.

Emancipação – Quais os documentos necessários?  

Certidão de nascimento, RG e CPF do adolescente (se já possuir); RG e CPF dos pais; Em alguns casos, é necessário também apresentar o comprovante de residência.

Emancipação – Quanto custa o serviço?  

O valor é tabelado por lei em todos os cartórios do país. Consulte a Tabela de Emolumentos.